Você tem perfil para ser franqueado? Confira 5 perguntas que vão te ajudar!

O que é uma franquia?

Franquia é um sistema que consiste em um acordo entre duas partes, em que uma é o franqueador, e a outra o franqueado. (A Lei 8.955 de 15/12/1994 define a questão das franquias) – Nova Lei entra em vigor a partir de 27 de março de 2020.

O franqueador cede ao franqueado alguns direitos para que ele possa usufruir dos benefícios de um modelo de negócio de sucesso.

Entre os principais direitos cedidos, estão:

  • O uso da marca;
  • Comercialização;
  • Sistema de operação;
  • Gestão.

Desta forma, as franquias são consideradas uma excelente ferramenta de negócios para o:

  • Franqueador – Ao transformar sua marca em uma rede de franquias, o sucesso das operações pode ser replicado;
  • Franqueado – Que pode ter acesso a toda estrutura e know-how já consolidados e, em teoria, positivamente testados.

Para quem já está ou quer entrar no universo do franchising, é fundamental o entendimento de alguns termos como:

  • Franqueadora: Empresa que concede a franquia. É a detentora dos direitos sobre a marca, método e processos do negócio, e é quem seleciona os franqueados para representá-la por meio da unidade de franquia.
  • Franqueado: É aquele que adquire a franquia – o proprietário da unidade franqueada. Pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.
  • Taxa de franquia: Valor geralmente pago na concessão da franquia, que refere-se ao direito de fazer parte da rede e a acessar todo o know-how desenvolvido pela franqueadora, bem como o uso da marca.
  • Taxa de royalties: Taxa paga com uma periodicidade definida (em geral, todo mês) pelo franqueado à franqueadora como retribuição ao acesso contínuo de know-how e demais benefícios, bem como a fornecedores homologados e programas de suporte e capacitação.
  • Taxa de marketing: Também chamada de taxa de propaganda ou de publicidade; é cobrada dos franqueados para que se forme um fundo a ser gerenciado pela franqueadora para uso em campanhas de divulgação nacional, regional ou local.
  • COF – Circular de Oferta de Franquia: Documento legal que funciona como uma espécie de caderno no qual estão definidas diversas informações obrigatórias da franqueadora. Ele especifica os direitos e obrigações de cada parte na franquia, e deve ser entregue no mínimo dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou pré-contrato.
  • Contrato de Franquia: Documento legal que deve fazer parte da COF e que regerá toda a relação entre franqueadora e franqueados.

Relacionado: Vantagens e Desafios do Franchising

O setor de franquias

O setor de franquias conta com mais de 160 mil unidades no Brasil, com cerca de 2800 marcas e faturamento anual de R$ 186 bilhões. Até 2019, estavam sendo abertas até 25 lojas por dia em todo país, gerando entre 8 e 10 empregos diretos, em média, por unidade. Atualmente, as franquias empregam 1,3 milhão de pessoas. O crescimento esperado para 2020 era de 8% de alta no faturamento, bem acima dos 2,5% esperados para o PIB antes da pandemia. 

“O setor de franquias tem uma vantagem que é a força da marca por trás de cada loja. Passado o pior da crise, nós temos uma expectativa positiva de que muitos brasileiros vão procurar uma franquia para investir e ter um novo negócio, uma nova fonte de renda. É por isso que, apesar das perdas de agora, ainda temos números menos piores na comparação com outros setores. Com os juros a 2,25%, investir em uma franquia pode ser mais vantajoso do que deixar o dinheiro num fundo de investimento”, diz o presidente da ABF.

Você tem mesmo perfil para ser franqueado?

5 perguntas que te ajudam na tarefa de descobrir se você tem ou não o perfil necessário

1. É isso mesmo que você quer? – É preciso ter empenho e disposição para estudar e aprender sempre. Fazer parte de uma rede de franquias exige constante atualização e dedicação no aprendizado, sobretudo no início. Você está disposto a isso?

2. Você tem todo o dinheiro? – O empreendedor deve ter todo o capital necessário, isso inclui não só o montante referente ao investimento inicial, como também o dinheiro que suprirá despesas pessoais até que o negócio permita retiradas suficientes para sustento do modelo. Geralmente isso costuma levar mais de seis meses no mínimo.

3. Sua família concorda com essa decisão? – Converse com sua família antes de fechar negócio com a franqueadora e verifique se estão de acordo e apoiam sua decisão. Comente com eles sobre o nível de dedicação que você terá, principalmente durante o primeiro ano de operação da franquia.

4. A operação terá algum sócio? – É fundamental verificar se os papéis e responsabilidades das partes estão bem definidos e escritos.

5. Você gosta mesmo do processo desse negócio? – Você precisa compreender claramente o papel operacional do gestor da franquia. Seu gosto como consumidor não define a aptidão para a gestão do negócio. Um consumidor pode ser fã de hambúrguer, e não ter aptidão com a rotina de cozinha rápida. Muitas redes adotam um período de teste para que o empreendedor tenha certeza se realmente se identifica com o negócio.

VEJA MAIS

No site Franchisingbook e em nossos aplicativos para Android IOS é possível encontrar informações sobre milhares de opções de franquias para investir, de acordo com seu perfil de investimento.
Franchisingbook App Store

Franchisingbook Google Play

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.