6 principais manuais para redes de franquias de sucesso

Manuais para Redes de Franquias

Veja a seguir os 6 principais manuais para redes de franquias fundamentais para franqueadores e para os franqueados da rede. Estes manuais são utilizados por negócios já consolidados e/ou durante a formatação de novos negócios em franquia ou por novas redes de franquias.

1. Manual de Implantação

No manual de implantação de uma franquia o franqueado pode ter acesso a todas informações relacionadas ao know how do franqueador e aos procedimentos que devem ser adotados para que a nova unidade siga os passos, padrões, e modo de atuação da franqueadora. Deve ser um retrato fiel da realidade em que o empreendedor que adquiriu a franquia será exposto e servirá para treinamento de seus colaboradores. Havendo necessidade de atualizações e inclusões de estratégias alinhadas com novas tendências e expectativas do mercado, o ideal é que a rede franqueadora faça as devidas alterações com o tempo, o que refletirá de forma positiva na rede.

2. Manual de Gestão

Tem como finalidade auxiliar o franqueado nos processos de administração e finanças da franquia.

3. Manual de Operação

No manual de operação deve conter informações detalhadas sobre os processos operacionais. Esse manual é fundamental para otimização de tempo e de recursos. O objetivo é fazer com que as unidades franqueadas tenham mesma excelência de administração exercida pela rede franqueadora.

4. Manual de Recursos Humanos

O manual de recursos humanos tem como utilidade auxiliar no processo de recrutamento ao fornecer informações sobre quais são perfis ideais de candidatos para a franquia, relacionando competências que são necessárias, com estrutura de cargos e funções. O manual serve também de apoio na gestão da equipe, contem dicas de procedimentos para integração de novos funcionários, informações sobre incentivos aos colaboradores, e determinações das políticas internas para garantir um ambiente de trabalho harmônico.

5. Manual de Marketing

Além de conter informações sobre o mercado de atuação, o manual de marketing, entre outras funções, visa garantir a padronização dos planos de marketing estabelecidos para que a imagem da marca seja a mesma em todas unidades franqueadas, determinando quais serão as ações promocionais, os canais utilizados, os formatos, e as regras para prospecção de novos clientes o franqueado deve e/ou pode utilizar. 

6. Manual de Produtos/Serviços

No manual de produtos e servições são detalhadas todas características, especificações e diferenciais do produto ou do serviço que será vendido.

Dependendo do segmento da empresa, outros manuais poderão ser criados. Vale ressaltar que todos os manuais podem e até devem ser atualizados conforme necessidade de acompanhar tendencias e incrementar estratégias novas ao negócio. Os manuais são fundamentais tanto para os franqueados como para os franqueadores e, podem fazer a diferença para o crescimento e sucesso da empresa.

SAIBA MAIS

No Franchisingbook e em nossos aplicativos para Android e IOS é possível encontrar informações sobre milhares de opções de franquias para investir, de acordo com seu perfil de investimento.
Franchisingbook App Store

Franchisingbook Google Play

6 principais manuais para redes de franquias de sucesso
Resultado das Avaliações do Post!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.