Franquia Cacau Noir tem como meta abrir 200 lojas até 2024
Quinta geração da família a trabalhar com chocolates, Carolina Neugebauer quer transformar a Cacau Noir em uma rede nacional com 200 lojas — e sonha chegar a Nova York.
A trajetória da família da empresária Carolina Neugebauer se confunde com a história da produção de chocolates no Brasil. Seu tataravô Ernesto veio da Alemanha no final do século 19 e foi um dos fundadores da Neugebauer, fábrica pioneira no Brasil, em Porto Alegre, no ano de 1903. A marca foi vendida a outra empresa em 1982. No mesmo ano, o avô e o pai de Carolina fundaram a Harald, que também se tornou referência no setor de confeitaria. A empresa foi vendida em 2015.
Agora, a empreendedora dá continuidade à tradição familiar à frente da Cacau Noir, marca carioca fundada em 2004 que oferece um portfólio variado de chocolates. Carolina quer acelerar o modelo de franquias e espera atingir a marca de 200 lojas espalhadas pelo Brasil até 2024. “Criamos um código de conduta para nossos fornecedores, que precisam adotar as melhores práticas. Em troca, pagamos até 40% acima da média do mercado” Carolina Neugebauer, proprietária da Cacau Noir.
Mercado brasileiro de chocolates cresce 44% em 2021
Retomada da indústria após pandemia e aumento do consumo são fatores que influenciaram o crescimento
Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) apontou que a indústria brasileira de chocolate produziu 511 mil toneladas entre janeiro e setembro de 2021. Esse número representa um crescimento de 44% se comparado à produção de 2020. O aumento produtivo está ligado, entre outros fatores, à retomada da indústria chocolateira após um período de retração decorrente da pandemia.
Além da retomada da produção, o sucesso do mercado de chocolates no Brasil também é uma consequência dos hábitos do brasileiro, que tem uma média de consumo de 2,6 quilos por pessoa/ano. Ainda de acordo com a Abicab, o Brasil tem um dos maiores mercados do mundo em volume de vendas de chocolate.