9 passos para formatação de franquias

Como iniciar ou formatar uma franquia? 

Entenda os passos para estruturar uma franquia

1) Desenhe o modelo de negócios

Faça o desenho do modelo de negócios da futura franquia, onde deve ser definido que produtos o franqueado poderá vender, quem serão os fornecedores, qual será a sua relação como franqueador com os fornecedores, que treinamentos e suportes serão oferecidos, como será do território de atuação das unidades, qual o perfil do franqueado desejado, qual será a estrutura necessária para cada unidade, entre outros pontos relevantes para o negócio.

2) Elabore o plano de negócios

O ideal é que a elaboração do plano de negócios para formatação da franquia seja realizada a partir dos indicadores da unidade piloto do futuro franqueador. O negócio precisa ser bom para franqueado e franqueador.

3) Realize o registro da marca

Ao optar pela transformação de um negócio em franquia, o uso da marca é cedido a terceiros mediante a assinatura de um contrato, portanto, torna-se de fundamental importância que ela seja registrada para ser protegida e evitar eventuais problemas com seu uso indevido.

4) Transfira o know-how

O repasse do conhecimento sobre o negócio ao franqueado pode ser feito utilizando:

Manuais da franquia – manual de implantação, manual de gestão e operação da franquia. 

Treinamento para os franqueados – a equipe do franqueado deve ser treinada pelo franqueador ou por empresa contratada e homologada pelo franqueador. 

Suporte para os franqueados – dividido em suporte inicial (escolha do ponto comercial, implantação e início da operação da unidade) e suporte contínuo (quando o negócio já está em funcionamento).

5) Homologue os fornecedores

A melhor forma de garantir a oferta dos melhores produtos e/ou serviços aos franqueados é por meio da qualificação e homologação dos fornecedores que deve ser realizado pelo franqueador.

6) Crie documentos jurídicos

Para poder franquear um negócio, o empreendedor terá que fazer a estruturação de uma empresa franqueadora, decidindo assim sua composição tributária, societária e jurídica.

7) Estruture e realize a gestão da empresa franqueadora

Para poder franquear um negócio, o empreendedor terá que fazer a estruturação de uma empresa franqueadora, decidindo assim sua composição tributária, societária e jurídica.

8) Crie um plano de expansão inicial e seleção de franqueados

Geralmente, torna-se interessante a abertura de unidades próximas a uma unidade própria, pois assim é mais fácil estimar resultados em um mercado que já se conhece, praticar ações de marketing mais direcionadas, além de ter maior visibilidade da marca em regiões onde se encontram mais de uma unidade, minimizando assim riscos de uma expansão desordenada em regiões ou cidades que venham a não prover retorno.

9) Crie um plano de marketing

Na formatação da franquia, o empresário deve ter um plano de marketing bem elaborado para divulgar e fortalecer a marca, tornando-a cada vez mais atrativa no mercado. Terá que fazer investimentos para isso e pode contar com a cobrança do fundo de propaganda dos futuros franqueados.

COF – Circular de Oferta de Franquias

Importancia da COF durante a formatação de franquias

Durante o processo de formatação, o franqueador precisará contar com o trabalho de um advogado especializado em franchising na hora de redigir os documentos legais da franquia. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um dos principais documentos a serem elaborados.

A Circular de Oferta da Franquia é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.

A Circular de Oferta de Franquia possui algumas especificidades e itens obrigatórios a serem informados ao candidato a franqueado:

– deve ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato, pré-contrato ou do pagamento de qualquer tipo de taxa.

– na hipótese de não cumprimento de qualquer uma das informações obrigatórias, o franqueado poderá arguir anulabilidade ou nulidade, conforme o caso, e exigir a devolução de quaisquer quantias já pagas.

– precisa ser revisada constantemente, atualizando-o com modificações necessárias.

Contrato de franquia

Já o contrato de franquia deverá ser elaborado nas seguintes condições:

  • os que produzirem efeitos exclusivamente no território nacional devem ser escritos em língua portuguesa e regidos pela legislação brasileira;
  • os contratos de franquia internacional devem ser escritos em língua portuguesa ou terão tradução certificada para a língua portuguesa custeada pelo franqueador, e os contratantes poderão optar, no contrato, pelo foro de um de seus países de domicílio.

5 pontos cruciais para expandir sua rede de franquias com sucesso

VEJA MAIS

Site Franchisingbook
Instagram Franchisingbook
Facebook Franchisingbook
Youtube Franchisingbook
Twitter Franchisingbook
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.