Conselhos de investidores

3 conselhos de investidores da Califórnia para empreendedores

Investidores-anjo falaram com startups durante evento Venture in LA, em Los Angeles

PEGN – Por Priscila Zuini, de Los Angeles*
Jim Brandt, da Tech Coast Angels, Lucas Júdice, da MidStage Ventures, Terry Kay, presidente da Pasadena Angels e Mark Landay, presidente da SoCalTech. (Foto: Priscila Zuini)

Os investidores-anjo colocaram mais de US$ 1 bilhão em startups no último ano. O capital, essencial para que as empresas ganhem tração e comecem a escalar, pode trazer retornos de até 20 vezes para os investidores.

Terry Kay, presidente da Pasadena Angels, Mark Landay, presidente da SoCalTech, e Jim Brandt, da Tech Coast Angels, conversaram sobre investimentos e startups com empreendedores brasileiros que participam do Venture in LA, missão organizada pela MidStage Ventures, em Los Angeles. Confira três conselhos dos anjos da California para os brasileiros:

1. Números importam
É verdade que é preciso ter paixão e mostrar capacidade, mas os investidores se interessam por números de verdade. “Esteja com um número de objetivo na cabeça quando buscar um investidor”, diz Kay. Projeção de vendas, valuation, custo de aquisição de clientes e investimento pretendido são alguns dos dados que a startup deve saber.

2. Tudo é negociação
Muitas vezes, o investimento impressiona e os empreendedores deixam de pensar de forma racional. Por isso, para Landay, tudo é uma questão de negociação. “Tudo é negociação. Os investidores vão negociar e você também deve fazer isso”, diz. Percentual e valor do investimento são pontos estratégicos que o empreendedor precisa negociar.

3. Procure dinheiro inteligente
Existem vários tipos de investidores, mas o que pode ser mais valioso para sua startup é o que traz o chamado “smart money”, ou dinheiro inteligente. Ou seja, o investidor pode abrir portas e ajudar nas decisões estratégicas do negócio. “Dedique-se em saber quem investe. Não aceite apenas um cheque. Escolha quem pode agregar valor á startup”, afirma Brandt.

*A jornalista viajou a convite da MidStage Ventures.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.