Mercado de Franquias em Alagoas

Mercado de franquias se mantém aquecido em Alagoas

Administrar uma marca consolidada atrai cada vez mais pessoas que têm o sonho de empreender

O local onde as pessoas mais compram por impulso é o shopping center (Foto: Thinkstock)

Por oferecerem uma maior segurança, o mercado de franquias tem tido um grande crescimento no país. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015, o faturamento das franquias no Brasil cresceu 11,2% no primeiro semestre e 13,1% no segundo semestre, em comparação aos mesmos períodos de 2014.

A pesquisa revelou ainda um aumento de 1,9% na quantidade de franquias no país no primeiro trimestre, e de 2,5% no segundo trimestre do ano passado, chegando a 131.269 pontos de franquias em operação no Brasil.

Ainda segundo a ABF, todos os segmentos de franquias cresceram em 2015, com destaque para os setores de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer. Em 2014, a Associação Brasileira de Franchising contabilizou pelo menos 518 unidades de negócios franqueados em Alagoas. Grande parte dessas empresas está nos ramos de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,3%), Alimentação (20,7%) e em seguida, Calçados e Acessórios (14,3%).

 

De acordo com Fátima Santos, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas, a oportunidade de poder administrar uma marca já firme no mercado e com uma expectativa de lucro em um curto prazo tem atraído jovens alagoanos que desejam ser donos de seu próprio negócio.

“No atual contexto do mercado de trabalho, existem duas vertentes que estão sendo seguidas. Uma é a de quem deseja ter estabilidade e busca isso em concursos públicos ou empregos fixos. A outra é a de quem sonha em abrir uma empresa. O jovem que sonha em ter o seu próprio negócio, mesmo não tendo tanta experiência, ao gerir uma franquia terá mais segurança do que se elaborar uma ideia do zero, sem identidade no mercado e sem expertise na área escolhida”, explica.

Muitos dizem que algumas pessoas já nascem com o espírito empreendedor. Esse é o caso do gestor de Recursos Humanos Yuri Guedes, que carregava há anos o sonho de abrir sua própria empresa e, em setembro de 2015, após muito planejamento e preparo, abriu sua primeira unidade da franquia Açaí Concept, no bairro do Henrique Equelman, na parte alta de Maceió.

“Eu consumia o produto e sempre admirei a qualidade do serviço que eles prestavam. Ali, identifiquei um mercado que estava em expansão aqui em Maceió e resolvi investir na região em que moro. Não me arrependo, pois estou tendo um ótimo retorno”, afirma Yuri. Mas, Yuri não parou por aí. Ele buscou adquirir conhecimentos por meio dos cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae em Alagoas.

A instituição oferece uma série de cursos e palestras sobre o processo de abertura de uma franquia e orienta o futuro empresário a traçar seu perfil e escolher a melhor opção de franquia para comprar. Fátima Santos, do Sebrae em Alagoas, ressalta que há capacitações voltadas para esse modelo de negócio. “A instituição orienta sobre os cuidados ao abrir uma empresa, sobre as necessidades de mercado de cada tipo de franquia, os cuidados com o plano de negócio, entre outros”, destaca.

Da Agência Sebrae de Notícias

Mercado de franquias se mantém aquecido em Alagoas
Deixe sua Nota para Nosso Post!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.