6 dicas para montar seu plano de negócios

plano_de_negocios_estrategia

Especialistas indicam o caminho para validar sua ideia e montar seu planejamento de negócio

Por Priscila Zuini com Murilo Cepellos – 20/08/2015

A elaboração de um plano de negócios é pré-requisito básico para quem quer empreender. O processo de colocar no papel todos os passos de sua empresa, refletindo sobre a viabilidade de sua ideia, dá ao empreendedor uma ferramenta de apoio à gestão que poderá ser passada a todos seus funcionários e parceiros para deixar claro qual a missão e os objetivos do negócio.

Batista Gigliotti, coordenador da Fundação Getúlio Vargas, e Alvaro Cardoso Armond, professor da pós-graduação do Insper, são entusiastas do modelo de plano de negócios tradicional.

Segundo eles, métodos modernos de planejamento financeiro como o Canvas Business Model são úteis em diversas situações, mas um plano bem estruturado se faz necessário quando o assunto é a busca por investimentos. Confira as dicas dos especialistas para formular seu plano de negócios:

1. Buscar uma metodologia
 Na internet, o empreendedor encontrará diferentes ‘receitas de bolo’ para montar seu plano. Ao invés de adotar algum dos formatos, ele deve buscar uma metodologia para pensar estrategicamente seu negócio.

2. Analisar o mercado
 Avaliar detalhadamente a situação do mercado em que irá iniciar a operação é um passo importante. “Verifique o crescimento médio do setor nos últimos anos, os períodos de sazonalidades e os concorrentes, pequenos e grandes”, diz Gigliotti.

3. Estudar o público-alvo
 Após a avaliação do mercado, é imprescindível avaliar o perfil do cliente. Conhecer interesses e hobbies e realizar ações direcionadas para cada público podem ser diferenciais. “Quem garantirá o sucesso da empresa é o consumidor”, afirma Gigliotti.

4. Conhecer o seu diferencial
 Reinventar uma necessidade, produto ou serviço é uma tarefa complexa que envolve muitas pesquisas e testes. Expor esse diferencial de maneira eficaz não deverá ser um desafio tão grande. “Logo no sumário é importante deixar muito claro o que é o negócio e porque ele vai dar certo. Entenda qual é o pulo do gato que fará ele ser relevante para o consumidor”, diz Armond.

5. Manter a consistência do discurso
 Deve-se manter uma linha de proporcionalidade e de relações de causa e efeito. Aquilo que está escrito no início do plano deve se confirmar na metade e no final dele. “A falta de consistência é o que tira a credibilidade e a vontade da pessoa de continuar lendo depois das primeiras dez páginas”, afirma Armond.

6. Sonhar alto e baixo
 Reconhecer em quais áreas a empresa necessitará de suporte caso as coisas não saiam como o planejado pode fazer a diferença na sobrevivência do negócio. Para Armond, é importante apresentar variações de projeções financeiras com cenários otimistas e pessimistas. “Não tem problema algum em fazer estimativas, desde que o empreendedor esteja preparado para justificar todas as premissas”.

criação-de-riqueza

 




  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.