Dicas de CEO - CEO SUMMIT

12 lições de grandes CEOs para começar o dia inspirado

empreender, empreendedor, ceo summit (Foto: Divulgação/Endeavor)

Está pensando em abrir um negócio? Veja o que executivos e empresários têm a dizer para empreendedores

Por Murilo Cepellos e Rennan A. Julio – Editado por Franchisingbook.com.br

Ouvir o que executivos e empreendedores experientes têm a dizer é sempre útil para quem está começando um negócio. Na última semana, centenas de empresários e grandes CEOs passaram um dia inteiro ouvindo experiências, ideias e lições durante o CEO Summit, evento organizado pela Endeavor, em parceria com EY e Sebrae.

Entre os convidados das palestras estavam Claudia Sender, CEO da TAM, Julia Hartz, fundadora e CEO da Eventbrite, Jorge Gerdau, da Gerdau, Pedro Passos, sócio-fundador da Natura, Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, e Edgard Corona, fundador, das redes Bioritmo e Smartfit. Confira abaixo os principais conselhos de cada um deles:

1. Ouça mais
“Nada é impossível! Se você quiser e souber como fazer, nada é impossível. A história está aí para mostrar. Eu acho que reconhecimento é sempre bacana, mostra que a empresa está no caminho certo. Mas tem que tomar cuidado. A gente para de ouvir quando começa a acreditar que tem mais que outros. Isso nos torna obsoletos e velhos. Aí a gente para de se reinventar”, Claudia Sender, CEO da TAM.

2. Faça pelo fazer
“Empreender é como construir um castelo de areia. Você não está fazendo para deixar um legado porque você sabe que vai vir o mar e derrubar. Você faz pelo fazer, pela paixão de tirar uma ideia do papel, energizar uma equipe para comprar sua ideia e fazer aquilo com você. Isso é o que me motiva”, Alexandre Ostrowieck, CEO da Multilaser.

3. Seja insatisfeito
“Pra mim, ser um empreendedor é não se conformar com a situação. Não é só querer montar um negócio lucrativo, mas ajudar a construir a felicidade, tanto para sua família quanto para a comunidade ao seu redor. Empreender é ter uma eterna insatisfação, curiosidade e desejo de transformar situações”, Guilherme Leal, co-fundador e co-presidente do conselho da Natura.

4. Não tenha pressa
“O que eu mais gosto no empreendedorismo é aquela fé cega de que as coisas vão dar certo. Os grandes empreendedores que conheci planejaram seus projetos de forma racional, mas uma vez que a ideia sai do papel, eles abraçam aquilo, têm completa crença de que o negócio vai virar. E passam anos acreditando e trabalhando para dar certo. E uma hora dá. Foi assim comigo: sem pressa, um pé na frente do outro até o sucesso”, Bernardo Ouro Preto, CEO da rede de supermercados de luxo St Marché, do Empório Santa Maria e do Eataly.

5. Acredite na equipe
“O empreendedor depende de sua equipe para poder fazer grandes coisas. Tudo é possível quando nos juntamos. Se existe na sua equipe alguém com uma cultura de resolver qualquer problema que aparece, ele anima a todos. É um processo de união”, diz Guibert Englebienne, cofundador e CTO da Globant.

6. Saiba mudar
“As empresas preservam suas culturas demais. Hoje o mundo muda de maneira muito rápida, e a cultura da empresa deve mudar também. Não adianta ter a missão escrita em um livro, tem que pensar e agir de maneira mais volátil”, Julia Hartz, fundadora e CEO da Eventbrite

7. Tenha propósito
“O empreendedor tem que ter propósito. Eu sempre digo que uma empresa não basta ser economicamente sustentável, tem que ser politicamente, culturalmente e ambientalmente. Hoje em dia, o crescimento e a responsabilidade social devem estar estritamente conectados: ajude o bairro, a cidade, o estado, o país e aí o mundo”, Jorge Gerdau, da Gerdau.

8. Inove
“Não esperem a crise passar para empreender. Inovem e busquem as soluções. Todos os empreendedores deste país já passaram por crises. Pode até atrapalhar um pouco, mas não impede que vocês de construírem suas empresas”, Pedro Passos, sócio-fundador da Natura.

9. Tenha visão global
“O processo natural de um ser humano é, quando se deparar com um problema, fatiá-lo em problemas menores. Mas percebemos que nem sempre o que é benéfico para um setor, é benéfico para empresa como um todo. As decisões, sejam na transportadora ou na produção de tecido, são avaliadas de acordo com o impacto global para o negócio. Essa foi a forma que nossa empresa conseguiu se reinventar”, Flávio Rocha, CEO da Riachuelo.

10. Enxergue o futuro
“Minha missão a empresa é integrar as lojas físicas e a online. Na minha opinião, a loja do futuro será um centro de distribuição e um centro de experiência. Não acredito na loja que só vende, tem que agregar um valor ao consumidor”, Frederico Trajano, diretor executivo de operações do Magazine Luiza.

11. Nada é para sempre
“Sou adepto da cultura da reinvenção. A vantagem estratégica é transitória. Quando criamos a Smartfit éramos inovadores, mas hoje várias empresas fazem também. O segredo para se reinventar passa por entender que o erro faz parte do aprendizado, montar uma equipe jovem e criativa disposta a ousar e ‘horientalizar’ todos os processos”, Edgard Corona, fundador das redes Bioritmo e Smartfit.

12. Faça a diferença
“É necessário criar um diferencial para conseguir sobreviver não só em tempos de crise, mas sobreviver com a concorrência. O nosso é focar sempre no cliente e em criar uma conveniência que efetivamente faça a diferença no dia a dia dele”, Constantino de Oliveira Jr., presidente do conselho da Gol.

Saiba mais

Curso Criação de Riqueza

Video do Curso Criação de Riqueza

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.